terça-feira, 3 de maio de 2016

O Papel do Profissional de Estética e Cosmética no Pré e Pós-Operatório de Cirurgias Plásticas

Fonte: http://belezain.inf.br/dicas/mag96.asp


Autora: Jennifer Mendes

O setor de cirurgia plástica está em grande ascendência em todo o mundo e como consequência disso os profissionais esteticistas tem sido buscados amplamente também. Mas você já parou para se perguntar qual o papel desse profissional no pré e pós-cirúrgico?

-Realizar uma avaliação completa antes de iniciar qualquer procedimento estético;
-Determinar possíveis alterações já instaladas;
-Prevenir alterações frequentes em alguns tipos de cirurgias;
-Realizar orientações específicas no pós operatório;
-Realizar técnicas manuais e eletroterápicas adequadas para cada situação e cada cirurgia.

São algumas áreas de atuações que resultam diretamente resultado da intervenção cirúrgica, seja ela patológica, corretiva, ou estética.
Uma das técnicas mais procuradas para pré e pós cirúrgico é a Drenagem Linfática Manual, ela é de supra necessidade neste caso, e tem um lugar de destaque na medicina estética de cirurgias plásticas de abdômen, lipoaspiração, lipoescultura, cirurgia de mamas ou na face, isso porque ela estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos e toxinas que causam o inchaço e os edemas. Quando o corpo é submetido a uma cirurgia plástica o tecido sofre uma série de lesões. Tais lesões precisam ser restauradas passando pelo processo de restauração tecidual que inclui alterações como edema (inchaço), equimoses (manchas roxas) e formação de tecido cicatricial (fibrose). Mas para isso é necessário à intervenção de um esteticista para que você tenha um resultado excelente, esse profissional é de grande importância, pois atuará nas eventuais complicações e/ou na prevenção das mesmas.
Diminuição de dor, diminuição do desconforto e aceleração no processo de cicatrização são os principais objetivos dos tratamentos estéticos no pós operatório.
A falta, o retardo e ausência desses tratamentos podem acarretar na formação de fibroses, aderências, cicatrizes inestéticas, queloides bem como distrofias irreversíveis.
Tratamentos realizados por profissionais não capacitados também podem causar as mesmas alterações, além de comprometer o resultado final da cirurgia.
Como dito anteriormente o número de cirurgias esta crescendo muito a cada ano devido a queda do custo e acessibilidade. Então procure um profissional qualificado que atue com segurança e excelência e oferecendo ao paciente o melhor, que seja de confiança dos profissionais da área médica e que tenha reconhecimento profissional.
Procure sempre um esteticista capacitado!

Referencias
Site SBCP: www.cirurgiaplastica.org.br
http://www.negocioestetica.com.br/pre-e-pos-operatorio-orientacoes-e-tratamentos/

GUYTON,A.C. HALL,H.E.A.  A microcirculação e o Sistema Linfático: Tratado de Fisiologia Médica. 9. Ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 1997.

Artigo Cientifico: A Importância da atuação do Tecnólogo em Estética na ação conjunta com o. Cirurgião Plástico, diante das Intercorrências em Procedimentos de Pós-Operatório de Cirurgias Plásticas Estéticas. Amanda Lussoli Sdregotti, Danubia de Souza e Vandressa Bueno de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário