Qualidade de vida
O ritmo acelerado da vida contemporânea traz diversos malefícios a saúde: Estresse, ansiedade tensão, insônia, levando o individuo ate a depressão. E esses desgaste emocional ataca a defesa do nosso organismo deixando os vulneráveis.
A massagem relaxante ajuda na melhora da circulação sanguínea, melhorando o metabolismo. Atua na epiderme estimulando as glândulas sebáceas e sudoríparas melhorando sua resposta fisiológica, aumentando a permeabilidade dos poros, hidratando a pele e atuando nas terminações nervosas, diminuindo a hipersensibilidade e aliviando a dor.
A maioria das pessoas que buscam a massagem geralmente se queixam de dores musculares e cansaço físico e mental. A massagem pode ser definida como a aplicações de diversas técnicas manuais através de mobilizações de estruturas variadas que estimula o organismo promovendo analgesia (cassar,2001SKILLGATE ET AL.2010)
As manobras mais utilizadas na massagem são:
.deslizamento superficial e profundo
.amassamento
.friccão
.tapotagem
.procurar pontos de tensão com os polegares, pressionando por 3 segundos (tomar cuidado com a coluna durante a pressão, pois pode piorar ainda mais a tenção do cliente).
O tempo da massagem é de 50 a 60 minutos, usando sempre cosméticos que contenha ativos relaxantes registrado pela ANVISA. A massagem aplicada de forma adequada, proporciona resultados satisfatórios.
Para realização da massagem o profissional tem que estar atento com os pontos de tensão, pressionando por 3 segundos (tomar cuidado com a coluna durante a pressão) pois pode causar incomodo no cliente e torcicolo caso a manobra seja mal aplicada.
É responsabilidade do massagista esclarecer sobre o seu trabalho, por se tratar de um profissional de saúde, o massagista tem que esta passando sempre confiança, educação e ética. Apresentar-se sempre com roupas limpas, ficar atentos em manter sempre unhas cortadas para não machucar, higienizar sempre as mãos antes de estabelecer contato com o cliente, não usar acessórios nos dedos ou pulso, usar mascara, toucas e luvas(se for preciso). O massagista deve manter o ambiente sempre compatível com este método, tranquilo com musicas relaxantes, iluminações baixas e comodidade.
Assim o cliente sentirá mais segurança e vai ter a confiança de estar em suas mãos.
Referencias bibliograficas
1.Fackini.j.efeitos.neurofisiologicos da massagem terapêutica,2009.disponivel em:<htt:WWW.artigonal.com/medicinaartigos>acessoem13/Nov/2011
2.CassarM.P.Manual de massagem terapêutica Bareuri, São Paulo,2011
3.Borges,f.s.dermato funcional : modalidades terapêuticas cap.17 p 354-355, São Paulo 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário