Autora: Jéssica Pessoa
![]() |
http://perolasdaestetica.com.br/2013/09/05/microagulhamento-e-suas-perolas/ |
Quem ainda não ouviu falar sobre essa técnica que vem ganhando o mercado estético? Ou quem não se espantou com a famosa foto da Gisele Bündchen com o rosto coberto de sangue após realizar tal procedimento? Pois bem, vamos nos informar um pouco mais sobre o assunto.
![]() |
http://www.dramichelehaikal.com.br/procedimento-da-top-gisele-bundchen/ |
Essa técnica é minimamente invasiva e faz uso de um equipamento chamado roller (rolo de polietileno encravado por agulhas de aço inoxidável e estéreis, alinhadas simetricamente), as agulhas são de 0,25mm até 3,0 mm. A profissional esteticista está autorizada a utilizar até 0,5 mm. Acima disso apenas acompanhada e supervisionada por um médico.
Os dois objetivos principais com essa técnica são: aumento na produção de colágeno e aumento na permeação de ativos.
Indicações: Flacidez tissular, rugas, cicatrizes atróficas, cicatrizes de acne, estrias e linhas de expressão. Podendo ser usado em todos os fototipos.
Contraindicações: Tais como Cicatrizes com quelóide, diabetes, alergia ao metal, ceratose solar, pele sensível, gravidez, acne, uso de Isotretinoína inferior a 6 meses. (tabagistas devem evitar fumar durante o tratamento, pode causar manchas)
Procedimento:
As regiões ou áreas de pele que receberão o tratamento são divididos em quadrantes do tamanho do rolo. O roller é passado na vertical, horizontal e diagonal.
![]() |
https://pormenoresblog.wordpress.com/2014/06/17/dermaroller/ |
Após a aplicação do roller, são indicados produtos com fatores de crescimento, sendo sua base em gel ou sérum, para evitar o aparecimento de acnes. O uso do protetor solar e maquiagem é dispensado durante quatro horas a 24 horas após o tratamento segundo a literatura científica. Por isso sugerimos que o tratamento seja feito no final da tarde. Não deve ser usado nenhum tipo de calmante na pele lesionada.
O intervalo mínimo entre cada aplicação é de 21 dias respeitando a fisiologia do mecanismo de regeneração tecidual e produção do colágeno através dos fibroblastos.
ANVISA
Os equipamentos de roller no Brasil devem estar registrados na ANVISA e são de uso ÚNICO e devem ser descartados em locais específicos repeitando as normas de biossegurança como uso de luvas, toucas e máscaras.
![]() |
http://studiosandramartins.com.br/dermaroller-ou-microagulhamento/ |
REFERENCIA:
Lima, EVA, Lima MA, Takano, D. MICROAGULHAMENTO: ESTUDO EXPERIMENTAL E CLASSIFICAÇÃO DA INJÚRIA PROVOCADA; SURG COSMET DERMATOL 2013.
ANVISA
Muito bom, excelente artigo!
ResponderExcluirObrigada pelas informações sobre microagulhamento
ResponderExcluir